domingo, 25 de março de 2012

Tecnologia para a era da sustentabilidade – A TI Verde



Resumo artigo: Tecnologia para a era da sustentabilidade – A TI Verde 



Cada vez mais o comprometimento com a responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios da humanidade na atualidade. Neste contexto, procuramos um novo paradigma com alternativas que minimizem os danos ao ambiente. A partir da concepção da necessidade das indústrias de implantar uma tecnologia que seja considerada ambientalmente correta (reduza os impactos ambientais), as práticas utilizadas pela TI verde nunca foram tão divulgadas e discutidas como são atualmente.


A área da Tecnologia da Informação apresenta uma ferramenta que tem como finalidade alertar sobre um novo e decorrente problema, que surge na era das grandes tecnologias: o crescente acúmulo dos lixos tecnológicos e os danos causados por esse mal do século.

Surge assim a TI VERDE que busca melhorar os processos que estão diretamente e indiretamente relacionados com o manuseio de computadores e suas tecnologias em todos os lugares. Consiste na elaboração de produtos, sejam softwares ou hardwares, que proporcionem redução dos danos ambientais e assim a sustentabilidade do planeta. Essa nova idéia entrou no rol das maiores preocupações das empresas que possuem importantes iniciativas da prática da TI VERDE, como o descarte inteligente dos materiais e da busca pela redução da energia.


A tecnologia verde, possui uma filosofia que visa na otimização de todos os processos envolvidos na criação de um produto ou serviço, de forma a possibilitar o mesmo nível de produção com menor utilização de recursos. 
Isso é excelente nas empresas, independente da área que atua, pois o incentivo reside na minimização das perdas de materiais e na redução dos impactos ambientais, assim torna o processo de fabricação mais eficiente e consequentemente mais lucrativo.


A TI Verde se preocupa em deixar de ser a vilã dos impactos ambientais, e mostra ser atualmente, uma fiel aliada da sustentabilidade em todas as empresas, pois uma empresa que trabalha com projetos ligados ao meio ambiente, passa a ter um grande prestigio é e percebida com maior valor pela sociedade e pelo mercado competitivo. 


sábado, 24 de março de 2012

TI Verde!!


SGBD



SGBD
A SGBD surgiu, pela necessidade que as informações fossem guardadas  de forma que o acesso e a gestão fossem feitos de forma mais flexível.
Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD)  é um conjunto de programas de (softwares) responsáveis pelo gerenciamento das bases dos dados. É um Sistema onde seu principal objetivo é  de gerenciar,o acesso e ter uma correta manutenção dos dado. Há diversos tipos de SGBD.


Suas Funções básicas, são as seguintes:

– Métodos de acesso DDL (Data Definition Language)
• Tem como finalidade especificar o esquema do BD (dados e seus
tipos de dados e índice).

DML (Data Manipulation Language)
 Tem como finalidade a  manipulação de dados (  A, E, C).

Processamento eficaz de consultas
• Considera  o volume de dados.

– Integridade Semântica
Tem como finalidade a garantia que os  dados vão estar sempre corretos com
relação ao domínio de aplicação.

– Segurança –
Sua finalidade é evitar violação de consistência dos dados.

– Concorrência
Sua finalidade é evitar conflitos de acesso simultâneo, por dados de transações.

– Independência
Busca a transparência da organização dos dados.








domingo, 18 de março de 2012



Na última aula estudamos e comentamos sobre o seguinte assunto: Sistemas de informação!!

Tecnologia da Informação pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Sua aplicação está ligada às mais diversas áreas.
Ao longo dos anos, de maneira surpreendente e crescente, a Tecnologia da Informação vem suportando atividades mais diretamente ligadas à engenharia. Inicialmente, a TI passa a fazer parte de todas as etapas do trabalho de um Engenheiro de Produção, nas organizações da empresa, facilitando a colaboração entre membros a montante e a cadeia de  uma indústria.
 O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias está introduzindo em novas formas de organização e acesso aos dados, desta maneira está cada vez mais facilitando e intensificando a comunicação pessoal e institucional, através de programas.
Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um determinado Sistema, para coletar, processar, transmitir os dados que representam as informações.
Sistema: é um conjunto de partes interdependentes, que formam um todo, com determinados objetivos e determinadas funções, de forma a organizar a empresa.



"As tecnologias de informação e de negócios estão se tornando inevitavelmente uma coisa só. Não creio que alguém possa falar sobre um sem falar sobre o outro." (Bill Gates)


Sem informação, não se chega a uma afirmação, que consequentemente é necessário para uma conclusão! 
(Welton de Oliveira Rodrigues)

domingo, 11 de março de 2012

"A nova fonte de poder não é o DINHEIRO nas mãos de poucos, mas INFORMAÇÃO nas mãos de muitos!!" ( John Naisbitt)



De  acordo com o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, Informação vem do latim informatio,onis, ("delinear, conceber ideia"), ou seja, dar forma ou moldar na mente, como em educação, instrução ou treinamento.

 Os dados são conjuntos de fatos, registros ou indícios relacionados a alguma pessoa ou entidade. É como um nome ao qual se precisa associar a idade, cor, filiação, local de nascimento, endereço, profissão entre outros, de tal forma que esse conjunto de atributos forme um registro informacional.

Dado: 20-09-2000 ------>  Informação: Data de nascimento; signo da pessoa;  idade; mês do aniversário e etc. Se processarmos os dados que tínhamos anteriormente então obtemos a informação.

O significado de informação é vasto e pode ter definições diferentes dependendo de quem interprete. È todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a ter significado e serem úteis. As informações podem ser processadas tanto pelo homem ou através de máquinas.


Simplificando a informação, não é nada mais do que, o conhecimento produzido como resultado do processamento de dados.
As Informações assumem hoje em dia nesse mundo cada vez mais competitivo, uma grande importância. A informação se torna fundamental e cada vez mais vital no nosso dia- a- dia em todos os lugares, tanto nas escolas, nas redes sociais e nas empresas.

Por outro lado, é importante saber usar corretamente as informações, assim como aprender utilizar novos equipamentos e métodos que possibilitam  assim os acessos e transmissões de informações de maneira mais rápida; dessa maneira é maior a possibilidade da empresa evoluir por enriquecimento do seu conhecimento; graças a informação,  e assim alcançar  grandes lucros.

A informação é sem duvida uma das principais ferramentas para um engenheiro de produção que deve pensar globalmente, ter domínio de vários assuntos, e assim tomar decisões internamente na indústria e/ou empresa onde trabalha. Uma das funções do engenheiro de produção é ter por objetivo coletar dados e processar dados afim de que todas as pessoas que trabalham na empresa disponham das informações necessárias para bem desenvolver suas atividades.