Resumo artigo: Tecnologia para a era da sustentabilidade – A TI Verde
Cada vez mais o comprometimento com a responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios da humanidade na atualidade. Neste contexto, procuramos um novo paradigma com alternativas que minimizem os danos ao ambiente. A partir da concepção da necessidade das indústrias de implantar uma tecnologia que seja considerada ambientalmente correta (reduza os impactos ambientais), as práticas utilizadas pela TI verde nunca foram tão divulgadas e discutidas como são atualmente.
A área da Tecnologia da Informação apresenta uma ferramenta que tem como finalidade alertar sobre um novo e decorrente problema, que surge na era das grandes tecnologias: o crescente acúmulo dos lixos tecnológicos e os danos causados por esse mal do século.
Surge assim a TI VERDE que busca melhorar os processos que estão
diretamente e indiretamente relacionados com o manuseio de computadores e suas
tecnologias em todos os lugares. Consiste na elaboração de produtos, sejam
softwares ou hardwares, que proporcionem redução dos danos ambientais e assim a
sustentabilidade do planeta. Essa nova idéia entrou no rol das maiores
preocupações das empresas que possuem importantes iniciativas da prática da TI
VERDE, como o descarte inteligente dos materiais e da busca pela redução da energia.

Isso é excelente nas empresas, independente da área que atua, pois o incentivo reside na minimização das perdas de materiais e na redução dos impactos ambientais, assim torna o processo de fabricação mais eficiente e consequentemente mais lucrativo.
A TI Verde se preocupa em deixar de ser a vilã dos impactos ambientais, e mostra ser atualmente, uma fiel aliada da sustentabilidade em todas as empresas, pois uma empresa que trabalha com projetos ligados ao meio ambiente, passa a ter um grande prestigio é e percebida com maior valor pela sociedade e pelo mercado competitivo.