sexta-feira, 6 de abril de 2012

CRM


             O Customer Relationship Management (CRM) – ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente – tem como objetivo conhecer melhor a sua clientela (fazer com que cada contato sirva como um aprendizado sobre o cliente de forma a conhecer cada vez mais suas características e necessidades), e buscar da melhor forma o atendimento de suas necessidades de tal forma que a satisfação de seu cliente, transforma-se em fidelidade com a empresa.                      
CRM é um processo que coleta os dados com uma interpretação inteligente que de certa forma vai auxiliar a empresa a vender os produtos certos, no momento certo para a clientela.
 A interação entre o CRM e o Marketing de Relacionamento é patente e, muitas vezes, seus conceitos se confundem. Pode-se dizer, no entanto, que o CRM é a aplicação prática da teoria do Marketing de Relacionamento. Um bom exemplo disto é o tratamento individualizado que o CRM dispensa a cada cliente, fruto da filosofia e estratégia do Marketing de Relacionamento (COBRA, 2003).           
            Podemos dividir o CRM em três partes ou tipos:
A parte operacional; que visa os canais de relacionamento, mas exatamente a criação de canais de vendas.A parte analítica; como o nome já diz é a análise dos dados e informações, de forma que os dados gerem um conhecimento voltado a criar negócios, a parte de inteligência do processo. Tem como objetivo identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento de seus hábitos.Por último a parte colaborativa; onde o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada em conhecimento e interação com o cliente.
            CRM simplesmente tem como objetivo, uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma determinada  empresa; quem tem como principal objetivo atender eficientemente e solucionar com eficiência.Os CRM’s estão cada vez mais presentes nas empresas como forma de otimização do atendimento ao cliente.


De acordo com Zenone (2001), inovação Tecnológica diz respeito a um processo que envolve criação, desenvolvimento, uso e divulgação de uma idéia ou produto novo. Trata-se de um processo organizacional contínuo, que visa à preservação do mercado e o aumento da competitividade empresarial.                 
A CRM beneficia praticamente todos os departamentos de uma empresa, inclusive vendas e suporte, finanças, previsões, recursos humanos, produção, P&D e logística. 
           Do lado positivo, os clientes com sistemas de CRM bem-sucedidos informam maiores lucros; menores custos para atrair e reter clientes; maior lealdade dos clientes e fluxos de trabalho mais fáceis e enxutos. Entre as vantagens específicas citadas, temos:
·         Mais serviços direcionados ao cliente e em tempo hábil;
·         Maiores receitas por cliente;
·         Maior sucesso nas vendas simples e cruzadas;
·         Ciclos de vendas equilibrados;
·         Operações mais eficientes do centro de atendimento;
·         Previsões de venda de melhor qualidade;
·         Menos problemas com clientes;
-         Decisões de marketing baseadas em melhores informações.









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