O Customer Relationship Management (CRM) – ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente – tem como objetivo conhecer melhor a sua clientela (fazer com que cada contato sirva como um aprendizado sobre o cliente de forma a conhecer cada vez mais suas características e necessidades), e buscar da melhor forma o atendimento de suas necessidades de tal forma que a satisfação de seu cliente, transforma-se em fidelidade com a empresa.
CRM é um processo que
coleta os dados com uma interpretação inteligente que de certa forma vai
auxiliar a empresa a vender os produtos certos, no momento certo para a
clientela.

Podemos dividir o CRM em três partes ou tipos:
A parte operacional; que visa os canais de relacionamento, mas exatamente a criação de canais de vendas.A parte analítica; como o nome já diz é a análise dos dados e informações, de forma que os dados gerem um conhecimento voltado a criar negócios, a parte de inteligência do processo. Tem como objetivo identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento de seus hábitos.Por último a parte colaborativa; onde o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada em conhecimento e interação com o cliente.
CRM simplesmente tem como objetivo, uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma determinada empresa; quem tem como principal objetivo atender eficientemente e solucionar com eficiência.Os CRM’s estão cada vez mais presentes nas empresas como forma de otimização do atendimento ao cliente.
De acordo com Zenone (2001), inovação Tecnológica diz respeito a
um processo que envolve criação, desenvolvimento, uso e divulgação de uma idéia
ou produto novo. Trata-se de um processo organizacional contínuo, que visa à
preservação do mercado e o aumento da competitividade empresarial.
A CRM beneficia
praticamente todos os departamentos de uma empresa, inclusive vendas e suporte,
finanças, previsões, recursos humanos, produção, P&D e logística.
Do lado positivo, os clientes com sistemas de CRM bem-sucedidos informam
maiores lucros; menores custos para atrair e reter clientes; maior lealdade dos
clientes e fluxos de trabalho mais fáceis e enxutos. Entre as vantagens
específicas citadas, temos:
·
Mais serviços direcionados ao cliente e em tempo hábil;
·
Maiores receitas por cliente;
·
Maior sucesso nas vendas simples e cruzadas;
·
Ciclos de vendas equilibrados;
·
Operações mais eficientes do centro de atendimento;
·
Previsões de venda de melhor qualidade;
·
Menos problemas com clientes;
- Decisões de marketing baseadas em melhores informações.
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