Comparação SIG x SAD
Não é só a complexidade que distingue
sistemas de informações gerenciais e sistemas de apoio à decisão. Existem
várias diferenças importantes entre esses tipos de sistemas, as quais estão
expostas na tabela abaixo.
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SAD
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SIG
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FOCO
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Eficácia
(Fazer a coisa certa)
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Eficiência
(Fazer certo a coisa)
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TIPO
DE PROBLEMA
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Trata
de problemas não rotineiros dentro da empresa.
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Lida
com problemas mais estruturados e simples.
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USUÁRIOS
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Apoio
à indivíduos ou pequenos grupos.
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Apóia
à organização como um todo.
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ÉNFASE
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Informações
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VELOCIDADE
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Responde
ás solicitações do usuário com rapidez
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Responde
às solicitações do usuário com pouca rapidez
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DESENVOLVIMENTO
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Participação
ativa do usuário.
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Pouca
participação do usuário.
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NÍVEL
ESTRATÉGICO
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Atua.
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Não
atua.
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->SIG é referido como a administração ou gestão de tecnologias de informação. Este sistema é especializado em fornecer conselhos especializados.
* Fornecer
aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a
atingir as metas da empresa.
*SIG
- Foco na eficiência operacional.
*São
utilizados para monitorar e controlar a empresa; utiliza ferramentas analíticas
simples;
*Gera
relatórios resumidos de rotina; Um SIG produz relatórios rotineiros e
resumidos: programada (diária, semanal, mensal).
->SAD é um sistema que funciona,
com uma lógica de “o que acontecera ,se?". Prometem à mudança, flexibilidade e respostas rápidas,
para além da manutenção do controlo sobre os dados, ferramentas e sessões em
uma organização. Um SAD bem concebido pode ser utilizado em diversos níveis.
*SAD
- Foco na eficácia na tomada de decisão.
*São
sistemas interativos sob controle do usuário e que oferecem dados e modelos
para a solução de problemas semi-estruturados ou não-estruturados; utiliza
ferramentas de análise e modelagem sofisticada;
*Fornece
respostas interativas para questões não-rotineiras.
*Embora
destinado aos níveis mais elevados da gerência, são utilizados em todos os
níveis de administração.
Tipo de problema:
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SAD: São capazes de lidar com
problemas estruturados que não podem ser programados com facilidade.
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SIG: Utilizado, normalmente, para
problemas mais bem estruturados.
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Usuários
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SAD: Fornece apoio a indivíduos,
grupos e à empresa como um todo. A curto prazo, os usuários geralmente têm
mais controle sobre um SAD.
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SIG: Apóia essencialmente a empresa.
A curto prazo, os usuários têm pouco ou nenhum controle sobre um SIG.
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Apoio
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SAD: Dá apoio a todos os aspectos e
estágios da tomada de decisão. O sistema não assume, no entanto, o papel de
responsável pelas decisões – é necessário que uma pessoa tome a decisão
final.
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SIG: Isso não é necessariamente
verdade em todos os sistemas SIG – alguns deles tomam decisões
automaticamente e, de maneira efetiva, assumem o papel de responsáveis pelas
decisões.
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Ênfase
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SAD: A ênfase de um DSS são as
decisões e seus estilos.
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SIG: Um SIG dá ênfase, em geral,
apenas a informações.
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Abordagem
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SAD: É um sistema de apoio direto que
fornece relatórios interativos na tela de um computador.
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SIG: É, em geral, um sistema de apoio
indireto que utiliza relatórios produzidos periodicamente.
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Sistema
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SAD: O equipamento computacional que
embasa o apoio a decisões é, em geral, utilizado ao vivo (diretamente
conectado ao sistema computacional que integra o DSS) e relacionado ao tempo
real (fornece resultados imediatos). Terminais de computador e monitores são
exemplos – esses dispositivos podem fornecer informações e respostas
imediatas a perguntas.
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SIG:Um SIG pode não comunicar
resultados de maneira imediata – por exemplo, no caso em que relatórios
impressos são gerados e entregues semanalmente aos administradores de uma
empresa.
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Velocidade
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SAD: Um SAD é flexível e pode ser implementado por seus usuários. Isso
se traduz, via de regra, em menores tempos de desenvolvimento. Além disso,
esses sistemas acabam por ser, na maior parte dos casos, mais aptos a
atenderem às necessidades de seus usuários.
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SIG: O tempo de resposta de um SIG é
normalmente mais lento.
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Saída (produto)
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SAD: Os relatórios produzidos por um
SAD são, via de regra, projetados para visualização em tela, embora possam
ser impressos.
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SIG: Um SIG, por outro lado, produz majoritariamente
relatórios e documentos impressos.
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Desenvolvimento
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SAD: É muito comum que os usuários de
um SAD envolvam-se com seu desenvolvimento. O envolvimento de usuários se
traduz, normalmente, em sistemas melhores e capazes de fornecer auxílio mais
adequado. Como regra geral, o envolvimento dos usuários no desenvolvimento de
um sistema costuma ser o fator mais importante para a produção de sistemas
bem-sucedidos.
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SIG: Freqüentemente os SIGs têm vários anos de idade e foram
desenvolvidos para pessoas que não estão mais trabalhando nas atividades
apoiadas pelo sistema.
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