terça-feira, 24 de abril de 2012

Piratas do Vale do Silício




O filme relata a história e luta dos jovens nerds (Steve Jobs, Wozniak, Paul Allen e Bill Gates e Steve Ballmer) que pensavam diferente da sociedade daquela época,  acreditavam em seus potencias  e lutavam pelos seus  objetivos.Esse pequeno grupo de jovens, proporcionaram um rumo diferente a história mundial de tecnologia, graças ao desenvolvimento da microinformática e a popularização dos computadores.      
O filme começa no início da década de 1970 e termina em 1985, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple. O filme apresenta uma ideia do surgimento das empresas Microsoft e Apple.
Nesse cenário, Steve Jobs, um hippie contestador, é apresentado como um grande visionário, ao criar, juntamente com Steve Wozniak, o primeiro microcomputador com interface gráfica, o Macintosh. Já Bill Gates, um nerd típico, desenvolve o primeiro sistema operacional de interface gráfica que, ao contrário da Apple, foi projetado para funcionar em qualquer PC: o Microsoft Windows. Começa, então, a grande competição. Steve Jobs e sua equipe (Apple) conseguem  uma cópia de interface gráfica e o mouse de dois botões. Surge o projeto Lisa com tela gráfica, computador com nome da sua filha, onde é retratada sua má relação com uma possível família, posteriormente todos conhecem o Macintosh. Bill Gates diante de sua lábia, representado pela Microsoft, consegue trabalho na Apple, ocorre que eles realizam uma nova cópia sobre a Apple, lançando então o Windows. Finaliza-se o filme com o que se tornou a vida de cada personagem. Jobs com uma família consolidada e de volta à Apple após ser desligado, Wozniak ensinando informática a crianças e Gates figurado como o mais rico do mundo.

Apple
Na década de 70 a soma de dois opostos da cultura nerd do Vale do Silício  com a contracultura da Califórnia resultou em duas figuras tão opostas quanto complementares. Conheceram em 71 e começaram a compartilhar suas criações. Em uma reunião do clube Homebrew, Jobs conheceu o computador pessoal criado por Woz, Jobs percebeu o potencial da máquina e comercializaram a maquina. Em 1979 chegou aos ouvidos de Jobs que a Xerox havia desenvolvido uma máquina absurdamente inovadora. Steve fez algumas ligações e marcou de passar lá e dar uma olhada. É claro, os pesquisadores da Xerox não queriam isso, mas a antiquada diretoria da empresa não viu problema. Afinal, Jobs disse a eles que daria algumas ações da Apple em troca. Ao passar do tempo, a Apple tornou-se uma grande e reconhecida empresa. Jobs foi demitido da sua própria empresa, criou a empresa Next. Retornou a Apple a fim de mudar, pois a empresa estava caótica, se torna o CE da empresa que fundou.
Piratas devido à ideia expressada por Leonardo da Vinci bons artistas criam, grandes artistas roubam...
Jobs conheceu o Xerox Alto, primeiro computador da historia com mouse e interfase gráfica, mas não seria comercializado. Jobs buscava algo parecido, encontrou um produto pronto e não escrúpulos... ele citava  Pablo “ Bons artistas copiam, grandes artistas roubam”. Ele não teve vergonha e foi mais longe, contratou engenheiros da Xerox envolvidos no projeto.O Macintosh transformaria a novidade padrão para todos.Em novembro de 1983 que a relação de Jobs e Gates, sofreu um abalo. Bill anunciou um novo sistema operacional com interfase gráfica, que funcionava com mouse, parecia uma copia do Macintosh.

Microsoft
Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das primeiras empresas no mundo focadas exclusivamente no mercado de programas para computadores pessoais ou PCs. Já no ano seguinte, devido ao sucesso da Microsoft, Gates e Allen conseguem um contrato com a IBM, a qual deseja adotar um sistema operacional. Surge então o MS-DOS, que a partir de 1981 figurava em todos os PCs da IBM.
Ao longo de dois anos, Gates continuou aprimorando seu SO e, já em 1983, lança o substituto: O histórico Windows. A grande novidade deste sistema operacional que conquistou a preferência de 90% dos usuários de computadores se deve à interface gráfica e a introdução do mouse. 
É por volta deste período que as maiores controvérsias em torno do desenvolvimento do Windows vêm à tona. Segundo algumas fontes, o Windows foi comprado por Gates, o qual pagou alguns dólares pelo SO que iria revolucionar o mundo. Brigas entre Steve Jobs e Bill Gates também repercutem até hoje quando o assunto é a autoria do Windows.
 MS-DOS já havia sido um sucesso, mas nada comparado ao Windows, desta forma no ano de 1986 as ações da Microsoft obtiveram altas estratosféricas. Com todo esse dinheiro entrando na empresa de Gates, ele se tornou o homem mais jovem do mundo – 31 anos - a se tornar bilionário.
 
Eles sabiam o que queriam foram visionários na área de informática, não mediram esforços, investiram em si mesmos, pois inovar consiste em uma vez encontrada sua paixão você confia nela,mesmos nos momentos de adversidades. A diferença está na metodologia dos projetos, devemos ser mais criativos em nossas profissões, estar sempre atualizado, ter coragem para arriscar e acreditar em nosso potêncial.
“Para que você seja  um ser mais criativo, é preciso “pensar fora da caixa”, e isso se consegue mais facilmente quando você “obriga” seu cérebro a trabalhar de forma diferente, submetendo a novas experiências e novos problemas”. Steve Jobs


Nenhum comentário:

Postar um comentário